Tenho amigos que tardaram até um ano para me contar que são homossexuais. Hoje em dia, falamos que eles são aceitos na sociedade, que não são mais considerados como desviantes “outsiders” [Becker] ou, fora da norma social.
Então, por que aguardar tanto tempo se é algo considerado como “normal”?Hoje, a minha pergunta é essa.
Para compreender melhor, perguntei a um de meus amigos homossexuais por que ele confessou ser homessexual tanto tempo depois descobrir que o era. Ele respondeu: “Não sabia como seria a reação das pessoas quando eu contasse, por causa do preconceito, então faço amizade com as pessoas, demonstro como sou, e, se eu tiver confiança, conto. Na realidade, isso sempre foi algo que planejava, mas não executava, talvez por medo de não saber a reação das pessoas. Então, desde quando conversei com você, aí sim, faço isso. Depois de um certo tempo de convívio com as pessoas, finalmente digo que sou gay! “
– Pensar a homossexualidade na França
Então pensei, procurei entender melhor. Na sociologia francesa, a homossexualidade é um fenômeno social muito estudado. Também, porque desde o 17 de maio de 2013, o casamento “para todos” (homossexual) é legal. Então, na França, muitos sociólogos que estudaram esta pergunta.
Primeiro, antes de poder ser aceito pelos outros, tem de aceitar a si mesmo. Porém, mesmo assim, às vezes fica difícil ser aceito pelos outros.
– As sanções sociais
Quais são as sanções sociais que existem sendo homossexual? Varias! São principalmente sanções informais, violências morais, tais como olhares desaprovadores, observações negativas, chacotas (escárnios) ou injurias. A forma mais violenta acontece com atos de violência física. Esses atos são o resultado da homofobia. Ainda hoje, existem numerosos casos de homofobia. A homofobia é um rejeito da diferença, tais como o racismo, a xenofobia, etc. manifestado pela familia, os amigos, os vizinhos, as pessoas com quem o indivíduo trabalha etc.
– Ser aceito pelos outros
Em função das sanções sociais, do olhar dos outros e das reações, fica mais ou menos difícil para aceitar a sua homossexualidade. A reação das instâncias de socialização, tais como a familia e os amigos, é quase determinante na identidade do indivíduo. Essa atitude vai ter consequências no fato de querer deixar a homossexualidade visível, ou não. Então, a aceitação de si mesmo é um desafio importante depois de perceber que o indivíduo é homossexual. Geralmente, o mais difícil para este indivíduo, não é ser homossexual em si, é ser aceito pelos outros como tal.
– O apoio da familia e dos amigos?
Este processo de aceitação é um processo particularmente importante na vida do indivíduo. Geralmente, os indivíduos gostam e precisam ser apoiados pela familia e pelos amigos durante as etapas importantes e complicadas na vida. Porém, muitas vezes, acontece que a família não é tão presente para o indivíduo, ou porque ela não aceita esta diferença, ou porque o indivíduo tem medo das sanções sociais que poderiam acontecer em decorrência disso.
– A homossexualidade, cada vez mais aceita pela sociedade
Para terminar, sendo um pouco mais positiva, a homossexualidade está, cada vez mais, aceita na sociedade. O processo de aceitação é lento. Porém, tenho certeza que é cada vez mais considerada como algo “normal”. Na geração dos meus avós, era extremamente mais complicado ser homossexual do que nos dias de hoje. Um exemplo claro, é que as novelas mostram, cada vez com mais frequencia, casais homossexuais considerados como integrados na sociedade, isso permite perceber eles, como quaisquer outros casais, e se acostumar a esta diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário