CHEGUEI À VELHICE,
E AGORA?
E AGORA?
Só encara a velhice com naturalidade quem se preparou para esse momento. Todos nós sabemos que o ciclo normal da vida é: nascer, crescer, envelhecer e morrer. Não significa que vamos viver pensando na velhice, na morte, mas, devemos nos preparar para tal.
Quem se prepara para a velhice poderá enfrentá-la com uma postura de fé e esperança nas promessas da Bíblia Sagrada. O salvo tem a certeza de que vai receber um corpo glorioso e viver por toda a eternidade com o Senhor. Assim sendo, não vai desfalecer na velhice.
Nas Escrituras, a pessoa idosa é vista como um sinal de bênção de Deus na família e na sociedade. A Bíblia diz ao idoso que caminha com Jesus: “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos” (Salmos 92:14). Enquanto temos tempo devemos trabalhar para Cristo, levando em conta as limitações da idade, é claro. É muito importante lembrar que os mais velhos têm a responsabilidade de ser exemplo para os mais jovens (Tito 2:2-6).
O idoso pode fazer muitas coisas prazerosas nessa época da vida, quando geralmente não se precisa mais trabalhar nem lutar pela sobrevivência. Alguns exemplos: trabalho voluntário, visitar enfermos, aconselhar os mais jovens, usar o telefone para evangelizar, ajudar a cuidar dos netos e muitos outros.
Quando se constrói bons relacionamentos, na família e fora dela, os frutos são colhidos na velhice. O ancião é reconhecido como sábio, tem o respeito das pessoas, seus conselhos são aceitos, e os mais jovens têm prazer em estar com ele.
A Bíblia diz em Provérbios 16:31: “Coroa de honra são as cãs, quando elas estão no caminho da justiça.” Chegar à velhice é bênção e honra da parte de Deus!
Gostaríamos de encorajar você a fazer o curso Perspectivas Bíblicas Sobre a Velhice, disponível em nosso Instituto Bíblico. Esse curso vai encorajar você a enfrentar a "terceira idade" com a expectativa de que o melhor ainda está por vir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário