Individuo é um termo com origem no latim individŭus e que se refere àquilo que não pode ser dividido. Trata-se, por conseguinte, de uma unidade independente (relativamente a outras unidades) ou de uma unidade elementar (relativamente a um sistema maior).
O conceito implica diversas considerações no campo da lógica e da filosofia. Um indivíduo é um face a uma pluralidade (muitos indivíduos). O indivíduo, posto isto, tem um referente individual embora também se possa tratar de um indivíduo indeterminado de uma certa classe.
Por exemplo: um trio de amigos que caminham pela rua é composto por três indivíduos. Cada um deles tem um nome (João, Ricardo e Pedro) mas, para aqueles que desconhecem as suas identidades, não passam de três meros indivíduos. Este grupo, no entanto, pode considerar-se como um face a outros grupos de pessoas. Posto isto, segundo o contexto, pode-se falar de um grupo individual entre uma multidão de grupos.
Questões filosóficas à parte, na linguagem coloquial, é usada a noção de indivíduo para fazer referência a qualquer pessoa cujo nome e condição se desconhecem “Quatro indivíduos entraram na casa com vista a assalta-la e foram vistos pelas autoridades, daí terem desatado a fugir imediatamente”.
Leia mais: Conceito de indivíduo - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/individuo#ixzz3d9p1IxOz
Nenhum comentário:
Postar um comentário